Sistema ERP

Um sistema de ERP, ou um sistema Enterprise Resource Planning, é um tipo de gestão financeira e contabilidade software que integra as informações relativas financeiros, manufatura, vendas, atendimento, gestão de relacionamento com o cliente, e outras atividades de negócio que a receita impacto ou passivos em um único pacote.

Normalmente, estas aplicações dependem fortemente bancos de dados para armazenar e recuperar grandes quantidades de dados. Inicialmente, este tipo de software era muito popular entre os fabricantes, que confiaram em planejamento de recursos de fabricação, ou software de MRP. 

Hoje, esses conjuntos de software têm evoluído de forma a abranger atividades de negócios fora do setor manufatureiro, e geralmente procuram tratar todas as funções essenciais financeiros de uma empresa. Os sistemas ERP são usados ​​por agências governamentais, empresas e organizações sem fins lucrativos, a fim de gerir as suas necessidades de contabilidade.

A maioria dos sistemas ERP concentram-se fortemente em processos de negócio que ocorrem em "back office" departamentos - aqueles departamentos que são essenciais para a gestão da organização, mas não interagir com o público. Hoje, os sistemas ERP são cada vez mais responsáveis ​​por processos virados para o exterior, no entanto.

Para a maior parte, os sistemas de ERP pode ser dividida em várias funções diferentes

Cada um dos quais podem ou não podem ser utilizados por uma empresa em particular. Estas áreas funcionais são:

  • A contabilidade financeira
  • Gestão contábil
  • Recursos humanos
  • Fabricação
  • Gerenciamento da cadeia de suprimentos
  • Gerenciamento de Projeto
  • Gestão de relacionamento com o cliente
  • Serviços de dados
  • O controle de acesso

Suites de ERP normalmente integrar o que é conhecido no mundo dos negócios como "melhores práticas" - metodologia qualquer empresa particular para a conclusão de processos no "melhor" forma possível. Como tal, os sistemas de ERP muito ser bastante flexível, e para permitir que os seus utilizadores finais para ajustar os passos dos processos que o software ERP destina-se a automatizar. Isso facilita o cumprimento das normas como IFRS, Sarbanes-Oxley, e muito mais.

Além disso, os sistemas ERP pode ajudar a garantir que as empresas aderem a práticas padrão da indústria, sempre que eles interagem com as empresas e indivíduos fora da organização.

Algumas suítes de ERP são modulares, o que significa que eles permitem que seus usuários a escolher e escolher os componentes de software que serão necessários para os seus processos de negócio. Em alguns casos, isso não afeta o preço de um pacote de software ERP. Em outros casos, cada módulo (ou seja, um módulo que trata de todas as preocupações relacionadas com o fabrico, incluindo investimentos em estoque, capital, etc) vai custar ao usuário uma taxa adicional.

A característica mais vendido de ERPs muitos é a capacidade para o sistema de ERP para integrar diretamente com os sistemas de informação dos outros negócios

Normalmente, as lacunas entre um sistema de ERP e outros sistemas de uma organização - ou seja, o estoque e equipamentos de armazenagem, fabricação e montagem de equipamentos de linha, etc - serão colmatadas por profissionais de tecnologia conhecida como integradores de sistemas, que, muitas vezes, utilizam soluções personalizadas de software e hardware para garantir que os sistemas de tecnologia diferentes dentro da empresa pode passar dados utilizáveis ​​no sistema ERP.

Implantação de um sistema ERP e assenta sobre o conhecimento de profissionais de alto nível de trabalho dentro de uma empresa. Se uma empresa tenta implementar um sistema ERP sem ter um conhecimento detalhado e complexo dos processos que servem para tornar-se o núcleo do negócio, então a implementação de um sistema ERP será geralmente repleta de contratempos e erros, uma vez que o pessoal normalmente irá encontrar que o sistema deixa de fora as etapas essenciais ou informações necessários durante um processo particular. Antes de implementar sistemas de ERP, ou atualizar sistemas de ERP, é essencial que uma empresa trabalha com um analista de processos, a fim de codificar (e talvez otimizar) existentes práticas de negócios, de modo que as práticas podem ser suportados adequadamente sempre que o sistema ERP é tomada online. 

Sistemas de implementação de ERP pode ser particularmente dolorosa para empresas com grupos altamente distribuídos, ou seja empresas que funcionam em um modelo de franquia, ou onde escritórios regionais têm um alto grau de independência de gestão. Implementação de um sistema ERP em toda a empresa muitas vezes pode resultar em forçar muitos desses escritórios para fazer mudanças processuais que vai irritar e / ou confundir pessoal ou de gestão dentro de vários ramos. Em alguns casos, isso pode significar que um escritório regional particular é forçado a adaptar os procedimentos desnecessários que não acrescentam qualquer valor para a rentabilidade seu ramo específico, então, de certa forma, a implementação de um sistema ERP pode prejudicar um determinado departamento ou lucratividade sucursal, ou impedir sua vantagem competitiva.

Embora os sistemas de ERP são projetados para aspirar a um conjunto ideal de "melhores práticas" em diversas indústrias, clientes, inevitavelmente, precisam fazer personalizações. Quase todos os sistemas de ERP são passíveis de personalização.

Geralmente, a personalização é bom porque permite obter vantagens competitivas sobre as empresas que usam apenas práticas padrão de ERP, e também pode ser usado para criar um sistema de ERP que os funcionários estão mais confortáveis ​​com. No entanto, a customização requer investimentos adicionais, a fim de facilitar e manter, e pode realmente impedir a transferência suave de dados entre uma empresa e outra empresa cujo sistema de ERP não suporta recursos personalizados. Além disso, usando personalização muito em um sistema de ERP derrotas todo o propósito dos sistemas de ERP: padronizar práticas.

A maioria dos sistemas ERP permitir software de terceiros para fazer a interface com o sistema de ERP

Por exemplo, dispositivos de captura de dados (scanners de código de barras, leitores RFID, etc) pode ser usado para registrar o movimento de estoque, ou para registrar transações. Utilitários de terceiros são muitas vezes utilizados para fazer backup de dados. Além disso, muitas empresas contam com programas de terceiros para fornecer suporte analítico, e para realizar a análise de dados e gerar relatórios. Software de terceiros pode se concentrar em projeções e questões de agendamento ou facilitar a gestão dos recursos em tempo real. 

Para a maioria dos sistemas ERP, o céu é o limite em termos de plugins de terceiros ou aplicações que se baseiam em dados de ERP, desde que a sua empresa tem o capital para investir em uma solução de software personalizado.

Para as empresas que vão além do âmbito de empresas muito pequenas, os sistemas ERP estão rapidamente se tornando partes essenciais do ambiente de escritório. Não são apenas os trabalhadores mais jovens treinados para lidar com tais sistemas, mas eles são treinados para esperá-los. Dado que os ERPs estão mais ou menos um padrão da indústria entre as empresas de médio e grande porte, deixando de implantar um sistema ERP é um erro imperdoável.

Descarga Gratis nuestro Programa de Facturación y Stock

Es descargado más de 60.000 veces al año, y además es muy fácil de usar, se instalaconfigura en minutos y no requiere de capacitación previa para su funcionamiento.

Quiero mi Software Gratis Ahora
Descárgalo full Totalmente Gratis, sin la necesidad de ingresar datos de tarjetas de crédito ni tener que pagar absolutamente nada

Características principales del sistema para PyMEs

Nuestro software de gestión comercial para Windows incluye todo lo que tu PyME necesita :)
  • Gestión de productos e inventarios

    Gestión de productos e inventarios

  • Múltiples listas de precios

    Múltiples listas de precios

  • Soporte para lectores de códigos de barra

    Soporte para lectores de códigos de barra

  • Precios en diferentes monedas (multi-monetario)

    Precios en diferentes monedas (multi-monetario)

  • Actualizaciones de precios por diferentes factores

    Actualizaciones de precios por diferentes
    factores

  • Gestión de productos compuestos

    Gestión de productos compuestos

  • Gestión de Combos y  Fabricación (Kits)

    Gestión de Combos y
     Fabricación (Kits)

  • Administración de Talle y  Color

    Administración de Talle y
     Color

  • Importación y actualización de precios desde Excel

    Importación y actualización de precios desde
    Excel

  • Gestión de rubros y familias de productos

    Gestión de rubros y familias de productos

  • Fechas de Vencimiento y Números de Serie

    Fechas de Vencimiento y Números de Serie

  • Administración de ofertas y promociones

    Administración de ofertas y promociones

  • Facturación por Kilos, Litros y otras unidades de medida

    Facturación por Kilos, Litros y otras unidades de medida

  • Alquileres y préstamos de stock

    Alquileres y préstamos de stock

Enciclopédia de negócios

Aqui você vai encontrar tudo que precisa para gerir o seu negócio